ALESSANDRO BUZO!
Tonhão : Satisfação buzo,prazer imenso fazer essa entrevista com você,mas se apresente ae pra os manos que não te conhecem e para os que já acompanham seu trabalho.
Alessandro Buzo: Sou escritor, apresentador e cineasta, tenho 5 livros publicados, organizei outros 3, apresento o quadro "Buzão" no Programa Manos e Minas da TV Cultura, faço um evento "Favela Toma Conta" no Itaim Paulista (extremo leste de SP), fui diretor do filme "Profissão MC" entre outras coisas, isso no profissional.
No pessoal sou um cara tranquilo, corro atrás dos meus sonhos, casado com Marilda Borges à 11 anos, pai do Evandro Borges de 10, palmeirense e maloqueiro.
Tonhão : Sempre gosto de saber como foi o primeiro contato com o Rap que os manos tiveram,e como foi o seu? Teve 1º contato com a poesia ou com o Rap?
Buzo: Antes do RAP já era leitor, logo cedo peguei gosto porque minha mãe trazia livros e gibis.
Bem mais pra frente, meu irmão e um amigo ouviam Racionais Mcs, Planet Hemp. Prestei atenção nas letras, existia um preconceito contra o Rap, que ainda rola mais bem menos hoje, fui pelo que eu ouvi e não pelo que os ze povinho diziam, nunca mais deixei de ouvir RAP, depois que escrevi meu primeiro livro, passei a conhecer vários grupos dos quais eu era fã e trabalhei com alguns, levei muitos deles ao meu evento "Favela Toma Conta", enfim, acabei entrando de cabeça no Hip Hop e na Literatura Marginal.
Tonhão : Hoje em dia a maioria dos jovens não gostam de ler,gostam de Playstation,ver televisão,tudo menos leitura,o que deveria ser feito pra atrair os jovens mais para as leituras?
Buzo: Nas escolas, deveriam ter livros mais atuais, deixa os classicos mais pra frente.
Baratear os livros ajudaria também e claro, os pais..........se a criança nunca viu seu pai ou sua mãe lendo, ele também não vai ler, se ele nunca ganhar um livro de presente, de quem lhe compra o Playstation, a TV, ai fica dificíl.
Tonhão : Aqui de Minas Gerais to acompanhando as várias chuvas que estão acontecendo em São Paulo,as autoridades estão tomando alguma providência,ou estão deixando o povo nadar nessas enchentes?
Buzo: Mano, as autoridades são uma piada de mau gosto, ninguém faz nada de verdade, só remendam o problema que volta.
A população também precisa deixar de jogar lixo nas ruas.
Muita gente tem sofrido e solução imediata não vejo, os vereadores pouco fazem, Serra e Kassab falam bonito e resolvem quase nada.
Tô desanimado quanto a isso, não vejo luz no final do túneo.
Tonhão : Além do rap,quais outros estilos musicais você curte?
Buzo: Gosto de tudo que é bom, um reggae, um rock, um jazz, blues, funk (de verdade), samba.
Tenho vários idolos que não são do RAP, Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho, Edson Gomes, Bob Marley, Benito de Paula, Leci Brandão e outros.
Tonhão : Nunca consegui entender, alguns Zé povinho dizem que Racionais,Facção Central,enfim, o Rap em si é ruim demais,que não é musica,e consideram “Rebolation” e outras músicas que não somam nada pra ninguém,um som legal,o que você acha disso?Acha que é algo de errado com o rap ou com as pessoas que criticam?
Buzo: As pessoas seguem o que a TV mostra, quem vai no GUGU, Faustão, quem toca na rádio e é os “Rebolation” da vida que eles vêem, como tudo que vem via TV é bom eles abraçam, lembra a febre do "É o Than" e tantos outros, artistas queridinhos como Ivete Sangalo apoia e seu público vai junto.
O Rap é ruim porque é ruim alguém que fala algumas verdades, elas incomodam quem está no poder, seja políticos, seja quem domina a mídia.
O povo precisa de alguém que diga o que ele tem que fazer, seja pastor, político, artista enlatado da mídia ou qualquer outro mané.
BBB e "A Fazenda" é um crime contra a inteligencia, mas da audiência e continua, audiência é dinheiro.
Tonhão : Como surgiu o nome Surbubano Convicto ?
Buzo: Quando coloquei o nome no meu segundo livro "Suburbano Convicto - O Cotidiano do Itaim Paulista, ai ficou.........venho o BLOG "Suburbano Convicto", depois a livraria e a marca.
Tirei o nome de um som do Planet Hemp: - Suburbano Convicto e corpo fechado, não pode me parar....
Hoje eu sou o proprio "Suburbano Convicto", amo a periferia, não só minha quebrada, o Itaim Paulista no extremo leste de SP, mas todas que visitei por 10 estados do Brasil, cada quebrada onde gravo meu quadro do "Buzão" pra TV.
Tonhão : Em ou em que você se inspira pra escrever seus livros?
Buzo: Nas ruas, coisas que são do povo, como feira, futebol de várzea.
Me inspiro nas coisas que estão ao meu redor.
Tonhão : O evento favela toma conta,os corre tão a mil? Pevisão pra próxima edição?
Buzo: Ano passado foram 4 edições, 3 no Itaim Paulista e a ultima na cidade de Ribeirão Preto-SP.
Das 21 edições, só a ultima não foi no Itaim Paulista, todas as outras 20 foram, ano passado passou pelo evento nomes como DMN, Criolo Doido, Realidade Cruel, Thaíde, El Chojín (Espanha), Periafricania, Alerta Vermelho e outros. Mas desde 2004 a maioria dos grandes nomes do RAP Nacional já esteve no nosso palco, satisfação.
Tonhão : Cite 4 livros que recomendaria pros manos e minas darem uma lida
Buzo: Capitães de Areia de Jorge Amado, Rota 66 do Caco Barcellos, Cidade de Deus do Paulo Lins e Capão Pecado do Ferréz, além dos meus livros.
Se vier aqui na minha Livraria Suburbano Convicto (Rua 13 de Maio, 70 - 2o and - Bixiga - São Paulo SP), ai te dou dica de vários outros.
www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com
Tonhão : Deixe um salve,ou o que você quiser falar pra todo mundo ligado no blog,emfim pra todo mundo!Literatura Marginal no Ar!
Buzo: Desligue a TV e leia um Livro.
Acredite no seu potencial antes que todo mundo, lute e tenha o Dom da Disposição, assim você planta progresso e amanhã colhe progresso.
Não se limite, acredite que tudo que existe no mundo é pra você também, mesmo quando parecer impossível.
Paz, saúde e sucesso a todos.
Acesse meu site oficial: www.buzo.com.br
Contato: alessandrobuzo@terra.com.br
Assessoria de imprensa: suburbanoconvicto@hotmail.com
TWITTER: @Alessandrobuzo
excelente entrevista mano!
ResponderExcluirparabéns!